segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O FOCO DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA

   No mês de novembro de 2012 realizei uma catalogação de dissertações e teses na biblioteca virtual do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciencias e Tecnologia). Minha finalidade foi buscar responder a situação problema: "Qual o foco que os pesquisadores formados por programa de pós-graduação em educação das universidades públicas brasileiras vem dando em seus estudos de conclusão para a modalidade educação escolar indigena entre 2002 a 2012?
   O trabalho fez parte de uma revisao de literatura e o uso do site do IBICT  justificou-se por ele postar em um banco de dados unificado com as demais bibliotecas virtuais tanto da CAPES como das Instituições de Ensino Superior do Brasil, todas as dissertações e teses produzidas pelas universidades brasileiras.
   Esse levantamento resultou em 17 trabalhos que buscaram estudar o lapso temporal por mim escolhido.
  Entre esses trabalhos 60% das pesquisas buscaram focalizar a cultura indigena como sendo o principal objeto de estudo para a compreensao do que se entende por ensino bilingue e intercultural instituido com a Constituição Federal de 1988 e leis correlatas. O restante das pesquisas buscaram analisar as politicas públicas desenvolvidas para esses povos para mostrar o real sentido a ser implementado com tal proposta.
   Em minhas analises chamei as pesquisas do primeiro grupo de pesquisas acríticas por priorizar a cultura, sem questionar o modelo de escola e sociedade que está sendo implantado pelas das aldeias, pois as politicas quando implementadas, tem interesses a atingir.
   Já o segundo grupo, chamei de pesquisas críticas, pois buscam refletir a realidade social tanto indigena como a brasileira para mostrar assim o real contexto em que sao criadas tais politicas.
   Concluir que o fator decisivo na elaboração de pesquisas criticas estão na escolha do REFERENCIAL TEÓRICO utilizados para se fazer a analise dos dados levantados.
   Com tudo isso entendo que as pesquisas que se dispoe a pesquisar o objeto "educação escolar indigena", seja pela via dos curriculos ou politicas públicas, devem se apropriar de referencial teórico que possibilitem fazer criticas. Os estudos etnográficos já fazem parte da mesmice academica na temática. Precisa-se de estudiosos que queiram romper com esse paradigma constituido sobre o estudo de povos indigenas vinculados a descrições, para contruir uma discussão que possibilite uma compreensão da educação vinculada ao modelo de sociedade que estar sendo projetada por meio da escola, onde as comunidades indigenas não são ilhas isoladas.

Por. JONIEL ABREU
E-MAIL: jonielabreu@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/1748572799690125

Um comentário:

  1. Professor, estou fechando um projeto de mestrado e consultei um professor doutor para dar uma olhada no meu projeto, e o que me sugeriu.... O que o senhor está criticando. O Senhor poderia me sugerir um referencial teórico eficiente para a questão levantada pelo senhor. mande para irandacruz@gmail.com. Muito obrigado..

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